quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ESCARAVELHO


Também chamado Khepri ou Khepera, o escaravelho é um dos símbolos mais sagrados do Antigo Egipto. Representa Ra, o deus-sol e a promessa da ressureição.

O nome científico deste pequeno animal é Scarabeus sacer (= escaravelho s
agrado), um nome que refere a sua imensa carga histórica mas também é conhecido como Besouro-esterqueiro, uma designação que aponta para a sua manifestação mais evidente. Este insecto caracteriza-se por viver dos dejectos, alimentando-se deles e colocando neles os seus ovos. É uma figura típica por toda a paisagem mediterrânica, rolando a sua pequena bola de esterco com as patas de trás.

Os antigos egípcios notaram que este escaravelho renascia daquilo que, aparentemente, era a mais baixa matéria: o podre, as fezes. Estabeleceram uma analogia entre isto e o conceito ressureição, a ideia de que a vida brota da morte. Também compararam o movimento do escaravelho, rolando a bola ao longo do dia, ao movimento do sol através do céu, à sua morte/ocaso e ao renascimento/aurora. O escaravelho tornou-se assim num símbolo de vida eterna.

As representações do Escaravelho Sagrado são das mais comuns na iconografia egípcia. Geralmente aparece como um escaravelho que segura um disco solar. As asas abertas ou fechadas representam o dia e a noite, respectivamente. Por vezes, também surge com forma antropomórfica e um corpo de escaravelho no lugar da cabeça.


O Escaravelho estava presente em todos os momentos da vida dos Egípcios, figurava nos selos do faraó, era utilizado por ricos e pobres para garantir a boa sorte, tanto na vida como na morte. Existia um escaravelho especial para colocar no lugar do coração dos mortos e que era um elemento fundamental dos ritos fúnebres. Estes amuletos também foram encontrados no tórax de animais sagrados. Por vezes, o Escaravelho também era incrustado na placa peitoral que se colocava sobre as múmias.

Os escaravelhos surgem em todo o tipo de materiais, desde o ouro e pedras preciosas até ao simples osso ou barro. Eles podem ser encontrados por toda a parte, em jóias, vestuário, nas paredes dos túmulos, em peças de mobília, em estelas e obeliscos, sendo que a parte mais importante da sua simbologia foi preservada até aos nossos dias. O Escaravelho Sagrado continua a ser um dos mais poderosos talismãs para a imortalidade, utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário