domingo, 9 de dezembro de 2012

Prótese mais antiga do mundo é descoberta no Egito


Cientistas ingleses descobriram no Egito um dedão artificial no pé de uma múmia que seria a prótese funcional mais antiga do mundo.
Pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino
Unido, disseram que o artefato de couro e madeira, atualmente no Museu do Cairo, ajudava seu dono a "caminhar como egípcio".


A universidade divulgou no site www.eurekalert.com, que os cientistas esperam demonstrar que o dedão artificial do pé direito é anterior em vários séculos à prótese de uma perna artificial que data do ano 300 a.C.


A perna tinha sido feita de bronze e estava guardada no Colégio Real de Cirurgiões em Londres. Foi destruída pelas bombas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.
O Museu Britânico também tem em exibição a prótese de outro dedo similar, mas não estava aderido a um pé.


"Os dois dedos datam de 1000 a 600 a.C. e, se pudermos demonstrar que um ou ambos eram funcionais, teremos feito retroceder o nascimento da medicina protética em pelo menos 700 anos", disse Jacky Finch, do Centro de Egiptologia Médica de Manchester.


O cientista afirmou que o dedo protético que é exibido no Cairo é provavelmente mais funcional porque é articulado e mostra sinais de uso.
Além disso, ainda está no pé da múmia, que era uma mulher que morreu entre seus 50 e 60 anos. O lugar da amputação mostra indícios de que a cura foi normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário