terça-feira, 18 de dezembro de 2012

COPTAS

Coptas são os cristãos do Egito. Tendem até mesmo a considerar-se mais egípcios que os outros, uma vez que sua igreja existia antes da conquista muçulmana no século VII. Aliás, copta em árabe significava "egípcios". Os coptas são os egípcios que não se converteram ao islã.

Segundos dados oficiais os coptas representam 6% da população egípcia. Mas acredita-se que cheguem a 10%.

A Igreja Copta e foi construída sobre um local histórico, abençoado pela Sagrada Família. Esta igreja, a mais antiga do mundo árabe é também uma das mais antigas do planeta, porque teria sido fundada por Marcos, o evangelista no século I.

O calendário copta não começa no nascimento de Cristo, mas sim em 284, data da ascensão ao trono de Diocleciano, o imperador sanguinário.

No Egito, reza-se com todo o corpo, abraçam-se os ícones, aspergem-se os fiéis, imergem-se os batizados.

Acredita-se que o copta seja a última forma de escrita utilizada no Egito Antigo, no qual foram transcritos alguns textos do novo testamento e utilizados pelos Ortodoxos na cidade de Alexandria.

Embora seja descendente direta da antiga linguagem encontrada nas escritas hieroglífica, hierática e demótica, é escrita em uma forma modificada do alfabeto grego. Floresceu, como língua falada, por volta dos anos 200 a 1100 d.C.

Há muito tempo o copta é uma língua usada só na liturgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário