terça-feira, 18 de dezembro de 2012

DELTA DO NILO

Em geografia, designa-se por delta a foz de um rio em forma de leque ou triângulo - que é a forma da letra grega com este nome -, caracterizada pela presença de inúmeros canais e ilhas. Esse tipo de foz é comum em rios de planícies devido à pequena declividade e, conseqüentemente, pequena capacidade de descarga de água. Isto acontece devido à acumulação de areia na foz do rio e à pouca velocidade do rio.

O Delta do Nilo é o local onde o rio Nilo deságua no mar Mediterrâneo através de vários canais (em forma de leque).

É uma região pantanosa e povoada por crocodilos. Na Antiguidade era onde se localizava o chamado Baixo Império Egípcio, que consequentemente foi a região que mais sofreu a influência do período helênico (grego).

A região do delta é bastante úmida, pois é atravessada por muitos canais do Rio Nilo que acaba indo desaguar no mar Mediterrâneo.

Consequentemente é a região mais povoada (90% da população vive nela).

As águas altas do Nilo são resultado das monções de verão da África Central, que atingem seus níveis mais elevados entre Setembro e Outubro. O Nilo fertiliza a terra no outono e os grãos podem crescer no início da primavera, quando ocorrem as cheias. Além do mais, o Nilo, alimentado por outros rios ao longo de uma grande superfície, tem um fluxo mais constante e carrega mais sais solúveis e limo para o mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário